BAIXE A AGENDA VIRTUAL DA PARAÍBA E NAVEGUE MELHOR NA INTERNET

SINTESE DOS PROJETOS



SÍNTESE DOS PROJETOS, PRODUTOS,
SERVIÇOS E EVENTOS.





 1- VIVA FOLIA

Criação: Fred William
Implantação: Município de Cabedelo
Data sugerida: período de baixa estação entre final de ano e carnaval
Tempo de duração: quatro dias, todos os anos.

Síntese:
A exemplo de muitos eventos de carnaval fora de época o projeto Viva Folia é uma micareta que acontece em Cabedelo no período entre o final de ano e o carnaval tradicional, visando dar aos foliões e turistas uma opção a mais para permanecer em nosso município, aquecendo ainda mais o mercado consumidor, e dando um faturamento a mais para pensões, pousadas, hotéis, motéis, bares, restaurantes e os comercio formal e informal.

O grande diferencial do projeto Viva Folia esta no direcionamento principal dos blocos que esta focado na promoção das empresas locais e parceiras do Estado e do Brasil, onde cada empresa monta seu bloco com trios elétricos decorados com programação visual direcionada para suas campanhas publicitárias e promovem durante todo o ano campanhas junto aos seus clientes e funcionários no sentido de adquirirem seus kits viva folia.

Outro grande diferencial do projeto viva folia é o fato das empresas engordarem seus blocos apoiando os blocos tradicionais o que dá ao evento importância empresarial e cultural com a união dos blocos das empresas com o incentivo a cultura local, muitas vezes sem condições de promoverem sozinhos os seus desfiles carnavalescos.

Com o Projeto Viva Folia estaremos também resgatando antigos costumes com o desfile do Corso, Charangas, Batucadas e Ala Ursa o que dá ao evento um clima lúdico.

Infra-estrutura completa e comodidade no deslocamento do público é outro grande diferencial que da ao projeto Viva Folia um nível de profissionalização e de vitrine hiper importante para toda e qualquer empresa que pretenda investir em eventos culturais e ao mesmo tempo promover seus produtos e campanhas publicitárias.

Veja o projeto completo na página: http://vivafolia.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com



2 – IDPMPB – Instituto de Defesa e Proteção do Mundo Paraíba

Criação: Fred William
Implantação: Município de Cabedelo e em todos os locais que tiverem interesse
Tempo de duração: permanente

Síntese:
O Instituto de Defesa e Proteção do Mundo – Paraíba, desenvolve projetos e campanhas ambientais e de proteção da natureza.

Como primeiro projeto desse instituto virtual que tem a direção da Ong CAPP, estamos trabalhando na conscientização nacional sobre o problema milenar da escravidão animal que acontece com mais propriedade com os animais de tração, aqui no Brasil com os eqüinos e bovinos.

Em primeiro lugar, tentando propor uma troca do animal e da carroça por um veículo de tração motor (triciclo) para proporcionar ao antigo carroceiro maior mobilidade e condições de melhoria de vida com a possibilidade de poder trabalhar mais e mais rápido.

Em segundo lugar criar um ambiente para os animais que tiveram por toda a sua existência os mal tratos de quem se beneficiou do seu sangue e de sua força para sobreviver.

O local em uma fazenda escola e terapêutica, em que os animais vão poder viver bem, ser cuidados de forma digna e poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais e paralisia cerebral, o que em outras circunstancias é praticamente impossível para pessoas de baixa renda já que esse tipo de terapia é caríssimo.

Conheça o projeto na página: http://idpmpb.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com


3 – PASSARELA DA FAMA

Criação: Fred William
Implantação: Município de Cabedelo
Tempo de duração: permanente

Síntese:
O projeto Passarela da Fama é um tributo aos grandes nomes da nossa história cultural, resgatando os grandes artistas do passado e louvando os nossos astros e estrelas contemporâneas.

Em síntese é uma homenagem em forma de painéis permanentes instalados no passeio da praia do jacaré, que absorve todo o fluxo turístico da grande João Pessoa, sendo uma parada obrigatória do roteiro de todas as agencias de viagem e de turismo locais, nacionais e internacionais para ver o Pôr do Sol ao som do Bolero de Ravell.

Nesses painéis vão figurar, de um lado a imagem do Artista desenhada em Bico de Pena pelo mentor do Projeto o artista multimídia Fred William e a foto real, no verso do painel um breve histórico de sua carreira e sua obra, cada painel é assinado por uma entidade financeira e/ou empresa particular, podendo também receber o apoio (os painéis e o projeto como um todo) de entidades e órgãos do governo nas três estâncias.

No final do passeio haverá um local de nome Quiosque da Cultura Paraibana, aonde todos vão poder conhecer e adquirir todo o acervo de nossos artistas do passado e do presente em livros, cordéis, quadros, postais, dvd’s, cd’s, pôsteres, camisas, artesanato, peças de cerâmica, etc.

A cada entrega de uma placa referente a determinado artista, haverá uma apresentação ao vivo para o público com uma agenda que deverá ser divulgada com grande antecipação para haver tempo das agencias se programarem e divulgarem os shows históricos da Passarela da Fama, que dará a praia do Jacaré um grande atrativo além de todos os que já a fazem um local singular para a pluralidade artística.

Conheça o projeto completo na página: http://passareladafamapb.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com



4 – PHYLIPÉIA – Uma Cidade no Futuro

Sugestões para a melhoria da infraestrutura da Capital da Paraíba, João Pessoa
Criação: Fred William
Implantação: Município João Pessoa
Tempo de duração: construção permanente de aparelhos Públicos

Síntese:
É uma página em que o Artista multimídia Fred William conta um pouco da história de nossa capital e do avanço que vem acontecendo, onde em meio a história ele faz projeções para uma cidade do futuro com obras arquitetônicas para solucionar grandes problemas atuais de transito e mostra outras idéias para preservação do meio ambiente tudo contado como uma ficção futurista.


Vejam aqui algumas delas que podem, com certeza ser realizadas agora, no momento presente:


Av. Epitácio Pessoa 
Um Caos no Transito e até agora sem solução



Um dos maiores corredores de tráfego da cidade de Phylipéia.
Antes uma avenida cheia de semáforos e cruzamentos que provocavam congestionamentos, muitos destes acidentes graves com muitas mortes.
A avenida tem início na praça da Independencia com duas vias de mão dupla...
[independencia_pag.jpg]


...A avenida liga o centro a orla, como pode ser visto na imagem de satélite e é, o principal elo de ligação centro/praia, embora existam outras vias, a Epitácio é a mais valorizada e em contra ponto, a mais perigosa da cidade.

[Epitácio_04_pag.jpg]

... A idéia do Mago William para solucionar os problemas da avenida foi introduzir passarelas de pedestres e veículos subterrâneas (a exemplo de Brasília/D.F.) nos cruzamentos de toda a avenida...

[Epitácio_02_net.jpg]

...Assim o tráfego flui sem a interrupção dos semáforos e cruzamentos, tornando-a uma via de tráfego contínuo. Este projeto deu a avenida, valorização e tranquilidade pois, os pedestres podem atravessar pelas passarelas subterâneas com a certeza da segurança e os automóveis trafegam certos de que não haverá interrupção, outra solução para viabilizar a proposta é a elevação das pistas no locais dos cruzamentos, evitando que a obra tenha que ser muito profunda, podendo também ser efetuada em etapas para evitar desvios e paralisações no tráfego.

[Epitácio_praia_pag.jpg]

...Tudo isso deu a nossa capital uma nova atmosfera de tranquilidade urbana no que se refere ao transito, pois a idéia pode ser introduzida em outras avenidas da cidade.
Solução inteligente e prática que tráz harmonia e estética a avenida que, ao contrário de outras capitais, não polui o visual com as inconvenientes passarelas tipo pontes com enormes escadarias e/ou rampas intermináveis, que fazem as pessoas preferirem arriscar a vida, cruzando as avenidas, do que subir as "Passarelas".

[Epitácio_05.jpg]


Outra providencia que pode até gerar polêmica mas que pode vir a ser a grande "sacada" para o Cartão Postal de Nossa Cidade.

A LAGOA

 PARQUE ARRUDA CÂMARA

Neste local existe um grande problema de tráfego com transportes coletivos e veículos de passeio, congestionando sempre e deixando o centro caótico em horários de rush.
A idéia do Mago William é a construção de duas Alças aéreas para veículos de passeio dando um ritmo contínuo ao fluxo de ida e vinda do transito.
Os transportes coletivos e veículos pesados passam por baixo, no anél interno os coletivos , no anel externo os veículos pesados e todos os outros que queiram se dirigir para outros locais que não seja a cidade baixa, ou a praia. 

[lagoa_ponte_aérea_02_pag.jpg]


...O desenho das vias aéreas deu ao parque uma visão moderna dentro das mais arrojadas obras de arquitetura do planeta...
[lagoa_ponte_aérea_03_pag.jpg]

... Com essa Obra Futurista, passear pela lagoa será algo prazeroso e belo, pois podemos de nossos carros, ter uma vizão panorâmica da vegetação, que em algumas épocas do ano fica totalmente dourada com uma espécie de flor, e das formas do parque que ficou mais harmonico e tranquilo
 Sem falar na consequente valorização da área e dos investimentos feitos em aparêlhos de lazer no próprio parque, dando ao local muitas opções, como a Fonte e Iluminação Ritmica entre outras providencias que possivelmente vão ser implantadas.

[Ponte+de+São+Paulo.jpg]


Em São Paulo, algo parecido já faz parte da Realidade Concreta e provando que a Visão do Artista não é apenas Lúdica, a Estrutura é Arquitetada da mesma maneira por alças de aço e estrutura aérea, dando uma visão de Futuro Real para a Proposta apresentada para a Lagoa, embora que o projeto possa sofrer modificações estruturais em sua forma, fica aí a ideía como ponto de partida para uma análise profunda da solução que pode, além de resolver o problema do tráfego, valorizar muito mais o que hoje já é reconhecidamente lindo, essa é uma proposta que poderia ser decidida em votação popular, para não gerar polêmicas futuras.

A idéia do projeto Lagoa é anterior aos projetos de São Paulo e Campina Grande o que acontece é que a percepção dos governos para o que é apresentado aqui, parece não merecer crédito, sendo sempre melhor copiar ou comprar as idéias de fora.

Notem a similaridade do que vem a seguir entre a proposta apresentada por Fred William para a Ponta do Cabo Branco, ainda no Governo de Wilsom Braga. 
Proposta apresentada ao então secretário de Administração:

Polo Cultural do Cabo Banco

Proposta apresentada em 1984

[mirante_net_02.jpg]

Aqui é uma projeção virtual do projeto original que foi desenhado a mão em papel vegetal, pois ná época não havia computadores.
A proposta era um centro cultural com quatro elevadores panorâmicos, que dão acesso a três pisos que formam uma galeria, um auditório e no ultimo piso um Restaurante Rotativo 360 graus, em sua base diversos boxes para exposição e venda de produtos da terra, tudo isso sem ferir ou desmatar nada, seria implantado onde hoje ainda funciona o Bosque dos Sonhos.
O Local em que foi construído a Estação Cabo Branco, era Área de Preservação de Mata Atlantica e jamais deveria ser ali construido nada, segundo a lei ambiental.
O que aconteceu é que uma família de exploradores, arrendou o local e construiu uma vaquejada e depois transformou em pista de motos, nada dando certo.
A prefeitura tomou o local e tentou reflorestar, com a colocação de mudas, mas a dita família mandou arrancar tudo e daí surge a "ideia" de se construir a Estação Cabo Branco com o projeto do grande Arquiteto de Brasília. 


Embora sendo ainda área de preservação o projeto deu ao local uma nova dinâmica, sustentando o que antes fora proposto por Fred William e que lhe foi dito que ali nada poderia ser construido, por ser área de preservação e que haveria um projeto do paisagista Burle Marx.
O Mais curioso nisso tudo é que até o nome foi mantido e a sintonia entre as formas arquitetônicas também, embora os dois artistas sejam de universos totalmente diferentes e nunca se cruzaram pessoalmente. O que reforça a tese de que  idéias boas e que merecem atenção vão acontecer independente do tempo, pois é uma questão de projeção mental e essa energia projetada se propaga e possivelmente é captada por outras pessoas sensíveis.







ATERRO DO CABO BRANCO

A Ponta do Seixas, na Praia do Cabo Branco, é a ponta mais oriental da América do Sul, Referencia Mundial e vem sofrendo com a erosão que derruba, cada dia mais e mais a barreira, ameaçando o complexo arquitetônico do Farol e da Estação Ciência - projeto de Oscar Niemeier - muito se discute, diversas são as propostas apresentadas por ambientalistas e arquitetos, enquanto o mar come insaciavelmente a barreira.
A solução encontrada pelo Mago William foi simples e nem é original.
Tomou como exemplo o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, uma obra muito mais cara que a nossa e fêz uma projeção para a nossa realidade.
[ponta.jpg]


A obra deu mais harmonia ao local que teve a área reflorestada com vegetação nativa da mata atlantica dando suporte a barreira.
Foi construída uma larga avenida, com um calçadão e uma ciclo-via, acompanhando toda extenção da pista, uma praia larga deu aos banhistas muito mais segurança e mais área de lazer, enquanto os bancos de corais continuam protegendo toda a orla.
Na Realidade, o que o Mago fêz foi recuperar o que o mar tomou com o passar dos anos.

O Projeto visa ainda a construção de paredões de concreto submarinos para amenizar a pancada das correntes marítimas na praia e consequentemente na bareira e no banco de corais, amenizando o impacto ambiental.

Conheça o projeto completo na página: http://phylipeia.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com



5 – CURTO CIRCUITO FERA DE ESPORTES RADICAIS E PASSEIOS CICLÍSTICOS

Circuito de patinação in line nas praças de João Pessoa com premiação e troféus da Fera – Capp.
Criação: Fred William
Implantação: Município João Pessoa/Cabedelo
Tempo de duração: periódico

Síntese:
São eventos periódicos que acontecem de três em três messes do ano para estimular, organizar e promover novos atletas da patinação in line com competições em três níveis iniciante, amador e semi-pro para dar visibilidade aos atletas que vão ser avaliados por representantes de lojas e fabricas do segmento.

Dessa forma estaremos prestando um serviço de utilidade para ambas as partes no que se refere ao elo que se cria entre atletas e possíveis patrocinadores de suas atividades esportivas.

Os eventos podem receber apoio do município e do estado por meio de suas secretarias de esporte e educação e principalmente da iniciativa privada que se beneficia com eventos dessa natureza para estimular suas campanhas publicitárias e aquecerem as vendas de seus diversos produtos que vão desde confecções até materiais esportivos.

Os eventos são sempre temperados com uma pitada de cada segmento alternativo como Hip Hop, Dança de Rua, Exposição de Grafiteiros, apresentações de estilo livre de Bike, SK8*, Le’Parkour, Dj, Vj, Exibição de Vídeos, etc.

Conheça o projeto completo na página: http://curtocircuitofera.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com



6 – O LIVRO DE MINHA VIDA


Criação: Fred William
Implantação: nos Municípios e Estados da Federação
Tempo de duração: permanente como exercício escolar e de cidadania
`
Síntese:
O Projeto “O Livro de Minha Vida é a tentativa de resgate do interesse pela escrita e pela leitura, tão carente nos dias de hoje por força da decadência do ensino, das facilidades da informática e do descontrole social.

Em síntese visa estimular todos os níveis de ensino e pessoas em geral e escrever suas experiências e sua história diária, em forma de livro e assim poder concorrer a premiações trimestrais, simestrais e anuais, além de ter sua história publicada em livro virtual e impresso no final de cada ano.

A premiação contemplará os melhores livros, com critérios para melhor redação, melhor enredo, melhor ortografia, entre outros critérios que devem ser acrescentados pela comissão de avaliação do projeto.

Conheça o projeto completo na página: http://olivrodeminhavida.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com


7 – ALBUM DE FIGURINHAS ILUSTRADAS DE JOÃO PESSOA

Criação: Fred William
Implantação: Estadual
Tempo de duração: Semestralmente, em quatro edições consecutivas.

Síntese:
Consiste na edição de um álbum de figurinhas com fotografias e ilustrações dos pontos turísticos, históricos e destaques da nossa Arte e nossa Cultura para distribuição gratuita nas escolas publicas e a venda em bancas de revistas para colecionadores em geral, tanto o álbum quanto as figurinhas.

O Álbum tem também premiações para os colecionadores que finalizarem algumas páginas e/ou o álbum primeiro, existem também as figurinhas da sorte que dão diversos brindes para os que as encontrarem, são figurinhas de patrocinadores que premiam os contemplados com as imagens de suas empresas e entidades.

Conheça o projeto completo na página: http://albumdefigurinhasjp.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com

8 – BANANITOS – O primeiro salgadinho de fruta do Brasil – qualidade para exportação

Criação: Fred William
Implantação: local, nacional e internacional.
Tempo de duração: permanente com possibilidade de rápida expansão para outras partes do Brasil e do mundo.

Síntese:
Feito a base de polpa de banana, o Bananitos é um complemento alimentar que pode ser consumido por todos os tipos de pessoas com problemas de saúde ou não.

É produzido em dois formatos, natural e com sal, podendo ser acrescentado açúcar para os que preferem o Bananitos doce.

Excelente no lanche, no almoço em substituição a batatinha frita, como tira gosto de bebidas e em todas as ocasiões que se queira.

Rico em proteínas e carboidratos é excelente para pessoas com anemia, desnutrição, atletas que precisam de potássio, idosos, gestantes etc.

O Bananitos também é uma fonte de geração de emprego e renda para famílias que residem em casas com quintal nas periferias das cidades e pequenos produtores.

Conheça o projeto completo na página: http://bananitosjp.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com


9 – POSTAIS EM BICO DE PENA DOS CASARIOS TOMBADOS E PONTOS TURÍSTICOS DE JOÃO PESSOA E CÓPIAS PARA QUADROS DOS ARTISTAS DE NOSSA TERRA.

Criação: Fred William
Implantação: local, nacional e internacional.
Tempo de duração: permanente com possibilidade de rápida expansão para outras partes do Brasil e do mundo.

Síntese:
São verdadeiras obras de arte que regata o rico traço do Bico de Pena dos antigos artistas, que ilustravam as revistas e jornais de época.

Imagens dos casarios antigos e restaurados de nossa capital João Pessoa e pontos Turísticos de nossa bela cidade com um diferencial entre todos os outros postais convencionais, ele retrata a imagem artística, a fotografia real e faz um resumo da história de cada local retratado, uma forma elegantemente artística de presentear amigos e colecionadores de todo o mundo.

Os Postais já circulam há mais de cinco anos em todas as partes do planeta, em sua primeira versão, sendo uma referencia do turismo paraibano, agora com seu formato enriquecido vai novamente se tornar um produto indispensável para todos os que nos visitam e se deliciam com as nossas riquezas culturais.

Conheça o projeto completo na página: http://artistasdeminhaterra.blogspot.com/
Casos omissos no projeto devem ser solicitados por e-mail a nossa direção: cappprojetos@gmail.com




10 - PREMIO COMUNIDADE PADRÃO

Síntese do projeto:

1 - Fazer levantamento de quanto o Estado e o Município,  gastam por ano com os problemas de Alagamento, Acúmulo de Lixo, Obstrução de Galerias, Iluminação Urbana, Construções Irregulares, entre outros problemas causados pela população de todas as comunidades da capital.

2 - Levantados esses números e de posse do valor anual de gastos em cada comunidade devemos transformar 50% desse valor em prêmios distribuídos e diversas formas para os moradores da comunidade padrão eleitos todos os anos.

3 - Esse Projeto deve ser uma ação contínua, para que sempre se possa ter o estímulo e promover a educação das comunidades pela preservação do meio ambiente.

4 - Uma Campanha Educativa Institucional deve ser elaborada para ser difundida pelas associações Comunitárias dos Bairros, visando estimular a população a observar e prevenir danos aos aparelhos públicos e promover a limpeza urbana.

5 – ESTA CAMPANHA DEVE SER DESENVOLVIDA EM CONJUNTO COM TODAS AS SECRETARIAS DO GOVERNO MUNICIPAL, COM O APOIO DO GOVERNO ESTADUAL E COORDENADA PELA CAPP.


11 - Projeto:
  
G. S. E.
Grupo de Serviços Emergenciais


Projeto: Fred William de Brito Dutra
Coordenação: CAPP


APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Setor da CAPP que seleciona por atividade profissional utilizando mão de obra dos APOSENTADOS e DESEMPREGADOS ( que tenham qualificação e tempo de experiência), com a finalidade de suprir as necessidades de todos os setores trabalhistas que estiverem em greve, ou por algum motivo com os serviços suspensos por parte de seus funcionários efetivos, tanto no setor público nas três esferas do Governo, como no setor privado, evitando assim que os serviços sejam prejudicados, causando paralisação e danos à população que se beneficia e necessita de pronto atendimento.

FORMA DE REMUNERAÇÃO

A remuneração dos serviços temporários prestados deve ser advinda:
a) parte da Entidade e/ou Empresa que passa pela suspensão dos Serviços;
b) parte da contribuição dos Associados Aposentados que devem ser membros voluntários da CAPP e contribuírem com uma anuidade a ser estabelecida, para fazer parte do GSE, como  contribuinte – esta arrecadação deverá ser aplicada em equipamento e treinamento de atualização e reciclagem profissional, para suprir as necessidades de cada setor, inclusive de atividades esportivas e de lazer;
c) parte do Governo nas três estâncias.

CONTRA PARTIDA DAS ENTIDADES E EMPRESAS BENEFICIADAS

As Empresas e Entidades prejudicadas, pelas greves e suspensão dos serviços essenciais, devem contribuir com a verba que será descontada dos funcionários, no caso das greves consideradas abusivas e ilegais, repassando para o setor da CAPP/GSE, que fornece os servidores temporários, prestadores de serviço em caráter emergencial. De outra forma, quando for necessário, deverá pagar por Serviço Prestado, sem o prejuízo dos trabalhadores em greve.
Poderá ainda contribuir para um fundo de manutenção e qualificação da mão de obra emergencial, como forma de prevenir e treinar pessoal especializado para atender as necessidades da Sociedade Organizada em diversos setores considerados por lei como Básicos e Essenciais.



AMPARO DA PROPOSTA NOS TERMOS DA LEI DE GREVE


        Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
        Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho.
        Parágrafo único. A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisação.
§ 1º Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
           § 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
           § 3º As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
           Art. 7º Observadas as condições previstas nesta Lei, a participação em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relações obrigacionais, durante o período, ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.
Parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência das hipóteses previstas nos arts. 9º e 14.
        

Art. 9º Durante a greve, o sindicato ou a comissão de negociação, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manterá em atividade equipes de empregados com o propósito de assegurar os serviços cuja paralisação resultem em prejuízo irreparável, pela deterioração irreversível de bens, máquinas e equipamentos, bem como a manutenção daqueles essenciais à retomada das atividades da empresa quando da cessação do movimento.
       

 Parágrafo único. Não havendo acordo, é assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os serviços necessários a que se refere este artigo.
       
 Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:

        I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
        II - assistência médica e hospitalar;
        III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
        IV - funerários;
        V - transporte coletivo;
        VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;
        VII - telecomunicações;
        VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
        IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
        X - controle de tráfego aéreo;
        XI compensação bancária.

        Art. 11. Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
        Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

        Art. 12. No caso de inobservância do disposto no artigo anterior, o Poder Público assegurará a prestação dos serviços indispensáveis.

        Art. 13 Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.
       

Art. 14 Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho.

        Art. 18. Ficam revogados a Lei nº 4.330, de 1º de junho de 1964, o Decreto-Lei nº 1.632, de 4 de agosto de 1978, e demais disposições em contrário.
        Art. 19 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
        Brasília, 28 de junho de 1989; 168º da Independência e 101º da República.


JOSÉ SARNEY 

Oscar Dias Corrêa 

Dorothea Werneck


PROPÓSITOS FUNDAMENTAIS


A Criação deste mecanismo de apoio irá dar mais equilíbrio nas negociações entre as partes envolvidas e criar uma atmosfera de segurança e tranqüilidade a toda população Brasileira que não deve sofrer, ou ser prejudicada por negociações que não lhes dizem respeito de forma direta, é mais uma arma de apoio a cidadania e de respeito ao contribuinte gerada pela indignação e a insatisfação popular e do descaso de todos os setores para encontrar uma resposta e solucionar problemas que:

1 - causaram mortes por negligencia médica e falta de atendimento no setor da saúde pública;

Pacientes idosos pelos corredores de diversos hospitais espalhados por todo o País, muitos outros privados de um atendimento de qualidade por motivos de greve fria, outro sinônimo para a desatenção e o descaso que se faz em benefício de uma classe que em tese deveria honrar o juramento da categoria.




2 - enormes e incalculáveis prejuízos financeiros a milhões de contribuintes em todo o país nas greves dos bancos;


Filas intermináveis e pagamentos atrazados com a cobrança de juros altos pelos credores, onde é necessário acionar a justiça para que se tenha reconhecido que o problema é de greve e leva tempo e dinheiro que não tem retorno.


 3 - prejudicam milhões de trabalhadores que perdem dias de serviço e sofrem descontos em seus míseros salários, pelas intermináveis greves do setor de transportes;

Além do descaso com a qualidade e os altos prêços dos transportes coletivos e metrôs que andam congestionados para dar lucratividade aos seus proprietários, as greves ainda prejudicam os trabalhadores que são obrigados a faltar ao emprego e ainda chegar tarde em casa passando por todos os tipos de extorsão e perigos. 


 4 - prejuízos imensos e horas de angústia e descaso nos aeroportos no setor aéreo;


Milhares de pessoas nos corredores, milhares de negócios prejudicados e sem amparo legal, o desconforto tudo para mostrar que os grevistas podem manipular a vida de pessoas que só querem ter garantido o direito constitucional de ir e vir.

5 - prejuízos a saúde da família e a proliferação de doenças graves e possíveis epidemias pelo acúmulo de Lixo quando da interrupção do serviço de Limpeza Urbana, entre muitos outros prejuízos materiais, emocionais e existenciais.

Apesar de justa toda manifestação de greve por melhores condições de trabalho, o acúmulo de lixo prejudica toda a população inclusive a família dos grevistas.


6 – prejuízo irreparável e impagável para a educação em todos os níveis causada pelas eternas paralisações do ensino, que pune o Estudante e nunca o Empregador, ou o Governo, pois, os prejuízos materiais são muito inferiores ao tempo perdido que é insubstituível;


A educação, embora não tenha na lei amparo para ser considerada ilegal em alguns casos, que possam obrigar as autoridades permitir a contratação de pessoal para garantir o direito fundamental de aprender e não ser prejudicado em seu estudos tem na CAPP o reconhecimento para que possa atender com qualidade e dedicação a todos os que se sentirem prejudicados por movimentos grevistas a longo prazo. 


Portanto esta é uma resposta pacífica, inteligente, legal e oportuna da Sociedade Civil Organizada por meio de uma Entidade que promove a Cultura a Arte e a Promoção Popular (CAPP).
Assim os segmentos e entidades sindicais dos profissionais nos setores públicos e privados, vão pensar duas vezes antes de paralisar e prejudicar a população, desrespeitando as cláusulas da Lei de Greve, deixando de executar serviços fundamentais que podem causar, não apenas prejuízos irreparáveis as empresas, mas como causar sofrimento e morte por falta de atendimento e socorro, como é fato em alguns casos.
Este é um projeto de iniciativa privada, original da CAPP que deverá ter o apoio e o financiamento de todos os segmentos de governo e do setor privado, pois estaremos dando aos profissionais aposentados uma forma de elevar a sua alto-estima e tornar útil e aproveitável sua existência e experiência acumulada, ao contrário do ócio e do desrespeito que os idosos são submetidos em todas as camadas sociais.

SEGUNDO O IBGE:

Em 2030, cerca de 40% da população brasileira deverá ter entre 30 e 60 anos
O estudo tem capítulos específicos sobre Educação, Saúde, Domicílios, Trabalho e Rendimento, Cor , Mulheres, Idosos e, ainda, Crianças, adolescentes e jovens.
Os dados são, principalmente, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2002 e do Censo 2000.
Daqui a 26 anos o Brasil deverá ter 237,7 milhões de habitantes e 40% da população estará no grupo de idade entre 30 e 60 anos.

Proporção de mulheres idosas aposentadas é menor

A proporção de mulheres aposentadas (45,9%) é menor que a de homens (77,7%) (Tabela 12.12), conseqüência do tardio ingresso delas no mercado de trabalho. As regiões com proporções maiores de aposentadas são Nordeste (63,1%), Norte (51,6%) e Sul (44,8%). Há maiores proporções aposentados no Sul (80,8%), Nordeste (79,9%) e Sudeste (77,9%). No Sudeste, o percentual de aposentadas (36,5%) é bem inferior ao dos homens.
Entre as pessoas de 60 anos ou mais, o percentual de pensionistas homens (0,8%) é bem inferior ao de mulheres (20,7%), devido à quantidade de viúvas nessa faixa etária. Destaca-se também o percentual de mulheres que acumulam a condição de aposentadas e pensionistas (8,8%), superior ao dos homens (1,1%).

Mais de 1,6 milhão de mulheres acima de 60 anos de idade ainda trabalham

A pesquisa revela também que há uma grande proporção de pessoas de 60 anos ou mais que não recebem aposentadoria e nem pensão: 20,4% homens e 24,6% mulheres (Gráfico 11.14). Muitos destes ainda continuam no mercado de trabalho, têm algum outro tipo de rendimento (aluguéis, por exemplo) ou são dependentes de outras pessoas. Entre as mulheres de 60 anos ou mais, 1,6 milhão (40,9%) ainda trabalham. Entre as que possuem aposentadoria e/ou pensão, 17,3% estão ocupadas, contra 23,6% das que não possuem nenhum desses benefícios (Tabela 11.13). Nos homens, os percentuais são, respectivamente, 36,3% e 77,2%.

Ocupação

Em 2001, a população ocupada era 75,4 milhões. Os empregados e trabalhadores por conta-própria eram 47,8% e 22,3% da população ocupada, respectivamente (Tabela 4.8).
Desde a década de 90 verifica-se queda da taxa de atividade masculina – ainda a maior – e aumento da feminina (Gráfico 4.1). Em 2001, a taxa feminina foi de 48,9%, enquanto a masculina caiu um ponto percentual em relação a 1999, passando para 72,8%. Já no grupo acima de 65 anos, a taxa de atividade (PEA em relação à PIA) ficou em torno de 24,1% em 2001, percentual ainda significativo mas com tendência de declínio (Gráfico 4.3).
Com mais escolaridade, a taxa de atividade cresce (Tabela 4.4 e Gráfico 4.4), mas isso não garante a ocupação: em 2001, a taxa de desemprego (PO em relação à PEA) para os sem instrução ou com até 3 anos de estudo ficou em 5,4%, mas entre os com mais de 8 anos de estudo3 a taxa era 6,4% (Tabela 4.7).
A taxa de desemprego das mulheres (6,7%) é maior que a dos homens (5,9%) (Tabela 4.5), mas os jovens foram mais afetados: essa taxa, nos grupos de 15 a 17 anos e de 18 a 24 anos, foi de 13,4% e 12,5%, respectivamente. No de 25 a 49 anos, ela foi 5,0%, e caiu para 2,5% no de mais de 50 anos (Tabela 4.6).

Diferença entre as expectativas de vida de mulheres e homens:
elas vivem em média até os 72,8 anos de idade, 7,8 anos a mais que os homens, que vivem até os 65.

Envelhecimento da população

a proporção de pessoas de 60 anos ou mais passou de 7,9% em 1992 para 9,1% em 2001 e estima-se que chegue a 16% em 2030.

Redução da fecundidade

a taxa caiu de 2,7 para 2,4 filhos por mulher, de 1992 para 2001. A taxa bruta de natalidade também caiu: em 1992 houve 23 nascimentos por mil habitantes e, em 2001, 20,9 por mil.
Queda da mortalidade:em 1992 a razão era de 7,5 óbitos para cada mil habitantes e em 2001, 6,9 por mil.

Queda da mortalidade infantil: 

a participação de óbitos de menores de 1 ano de idade no total de óbitos registrados caiu de 9,7%, em 1992, para 5%, em 2001.
Essas tendências, porém, não são observadas de maneira uniforme, havendo diferenças regionais.

Mulher no Nordeste vive mais que homem no Sul

A expectativa de vida de homens e mulheres, por exemplo, varia de acordo com o desenvolvimento da região onde residem. Assim, a Região Sul é a que oferece a maior esperança de vida ao nascer para ambos os sexos: os homens vivem em média 67,5 anos e as mulheres, 75,3 anos.
A Região Nordeste, por sua vez, fica com a menor expectativa de vida para ambos os sexos. Nesta região, os homens vivem em média até os 63 anos e as mulheres até os 69,2 anos. No entanto, as mulheres do Nordeste, mesmo com uma expectativa de vida menor que as de outras regiões, vivem mais que os homens.
O Sudeste apresenta a maior disparidade entre os sexos quanto à esperança de vida: os homens vivem 65,3 anos e as mulheres 74,6 anos — uma diferença de 9,3 anos.


O papel do idoso na família

O número de idosos (60 anos e mais de idade) chega a 14,5 milhões passando a representar 9,1% da população brasileira, enquanto no inicio da década somavam 11,4 milhões, isto é, 7,9% do total. Apesar do processo de envelhecimento recente, a população brasileira pode ser considerada uma das maiores do mundo, superior a da França, Itália e Reino Unido. Daqui a 25 anos esta população de idosos no Brasil poderá ser superior a 30 milhões.
Cerca de 65% dos idosos eram, em 1999, os responsáveis pela família e mais de um terço ainda se encontrava no mercado de trabalho. Quase 12% viviam sozinhos e 27% deles declararam possuir um plano de saúde. (páginas 282, 283, 284, 292 e 293).

PROVIDENCIAS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

1-    Registro de propriedade Intelectual (Feito)
2-    Apresentação para Associações de Aposentados e Clubes da Melhor Idade;
3-    Apresentação para as Três Esferas do Governo;
4-    Apresentação para o Setor Privado;
5-    Cadastramento e adesão dos Aposentados e Desempregados como Membros Contribuintes da CAPP;
6-    Iniciar o Programa de Reciclagem e Atualização Profissional com Cursos, Simpósio, Palestras e Treinamento para as necessidades previstas na Lei;
7 - Reconhecimento em nível Municipal e Estadual do Novo mecanismo para o atendimento aos anseios populares de ter garantido os serviços fundamentais;
8 - Reconhecimento em nível Federal para implantação em todo o território nacional do novo sistema de atendimento popular.



Projeto para avaliação e aprimoramento da diretoria e partes interessadas.
  
Cabedelo, 30 de agosto, de 2009

Fred William de Brito Dutra
Presidente da CAPP





Projeto:

Humanização da Polícia Militar







Proposta de :
Fred William e Brito Dutra
Para: Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Segurança


Apresentação


A proposta do Projeto vem de um estudo sociológico realizado pelo Multimídia Fred William.
O treinamento e disciplina militar utilizados hoje, bem como, muito do que conhecemos das leis e conduta social, estão totalmente alteradas pelo tempo onde, a sociedade avança para uma consciência social mais solidária.


Baseado em uma disciplina repressiva interna, que visa doutrinar o militar às regras já ultrapassadas de um tempo de Regime Militar, altera a percepção dos soldados, que também estão sujeitos às mudanças sociais tendendo a utilizar válvulas de escape para desabafar o treinamento recebido, nem sempre nos quartéis, e muitas vezes de forma violenta contra quem deveriam ser totalmente solidários e companheiros, o Cidadão, que é soberano e de onde emana todo o poder ao qual até a autoridade máxima o presidente da república é servidor.


Sugestão


Visando humanizar e modificar o sistema de abordagem do policial ao cidadão, vamos fazer sugestões que devem ser experimentadas em um comando especial, como pesquisa, para criação de métodos de treinamento permanente.


Vamos também dar sugestões para humanizar, integrar socialmente, qualificar, harmonizar, dar seguridade social e valorização profissional.


01. Uma nova farda deve ser inserida, com cores leves, sem austeridade.


02. Viaturas com design diferenciado das ostensivas para gerar uma nova visão do cidadão para com o militar.


03. Desenvolver atividades de atendimento ao cidadão tais como:


03-a. Manter sempre policiais nos principais pontos de ônibus e locais de grande fluxo para poderem ser úteis, não só na proteção, mas também para dar orientação, oferecer serviços como:


Cartão e celular para ligações de Emergência, Condução em transportes públicos para pessoas em dificuldade, primeiros socorros, mapas dos setores da cidade.


3-b. Folhetos de dicas para o público em geral, com dicas de prevenções de segurança em casa nas ruas, direito do cidadão, etc.


03-c. visitas as residências nos bairros da cidade distribuindo formulários e informações de como contribuir com a segurança pública sem se envolver diretamente nas informações, sejam sobre civis e/ou militares em atividade suspeita ou reais, endereçadas para uma comissão especial de análise, investigação e capacitada para agir em favor do cidadão no combate à criminalidade e a corrupção.


04. Unificação das polícias e uma equiparação salarial equacionada para uma nova realidade, inclusive com bonus por produtividade, entre outras gratificações por serviços prestados.


05. Treinamento e nova seleção para sentir cada soldado em sua forma física, social e psicológica.



06. Construção de CONDOMÍNIOS MILITARES, com residências, alojamentos, quitinetes, setor de treinamento, setor comercial, com lojas de todos os tipos, super mercado, setor esportivo e de lazer, setor médico e de enfermagem, tudo em um só local para que se possa criar uma atmosfera de integração e segurança.

As famílias dos policiais devem ser estimuladas a explorar os diversos negócios em todos os setores, visando a geração de emprego e renda, promovendo o melhoramento do nível social da categoria e que as famílias dos militares possam, além de ter segurança em seu ambiente residencial, explorar seus próprios negócios.


Programa de TV com apresentação das ações bem sucedidas a exemplo que que é feito em São Paulo, onde a polícia atua em prolemas de família e outros casos sempre de forma a dirimir dúvidas e resolver conflitos leves, funcionando principalmente na prevenção de possíveis ações mais perigosas. O programa pode até mesmo ser veiculado na TV do Município e/ou em canal próprio.
Essas ações vão dar ao policial uma atmosfera de segurança física, mental, estrutural, e criar raízes entre o local e a forma de convivência, servindo como exemplo para outros Estados.

Um sistema de crédito de circulação interna com a criação de um CARTÃO de CRÉDITO MILITAR, para compras e pagamentos controlado pela corporação é outro mecanismo que vai gerar um aumento da lucratividade, um baratiamento dos produtos básicos e fará o capital girar dentro do meio militar.
07. Presença permanente de policiais femininas em todas as atividades militares.

08. Instalação de micro câmara nas viaturas na parte frontal sendo orientado para que todas as abordagens sejam frontais, sendo ponto suspeito e negativo no julgamento das ações policiais a falta desse procedimento.


Outra possibilidade é que sempre seja gravada toda e qualquer ação por um policial de apoio, quando essas ações acontecerem fora das viaturas.


09. Viaturas em todas as escolas públicas, e nas particulares mediante solicitação e pagamento de bonificação em forma de contribuição de segurança, como é prática para as casas de show e grandes empreendimentos particulares.




10. Promoção de exposições e eventos culturais para expor obras artísticas dos militares, salientando e divulgando as potencialidades artísticas dos policiais e assim o lado sensível, humano e criativo.







11. Treinamento de relações humanas como matéria fundamental, permanente e básica, havendo avaliações periódicas dessa disciplina, mostrando a igualdade entre profissões e a verdadeira hierarquia em que o cidadão comum é Soberano, tendo como primeiro servidor o Presidente da República, sendo este um funcionário do dito cidadão.



12A. Criação de personagem: um casal de policiais que passem a representar como mascotes a corporação nos eventos e ações sociais, visando atrair as crianças e adolescentes que a cada dia se distanciam da família, do meio social e principalmente da polícia, cativado pela facilidade financeira e da ilusão das drogas.


Deve ser criado um concurso nas escolas públicas e particulares do Estado com uma premiação bastante representativa, para que tenha uma adesão, e um interesse geral e assim promover a campanha e a corporação na mídia gratuita, além das campanhas institucionais.


12B. Criar um parque recreativo de atividades físicas, com instrutores militares, com área de Paintball, Arborismo, Tirolesa, Remo, Artes Marciais, entre outras atividades lúdicas que possibilitem a aproximação da sociedade do universo militar.



 

Treinamento Empresaria - Rafting



12C. Uma Campanha institucional diferenciada deverá mostrar o Policial na Família, no Estudo, no Trabalho, na Religião, e principalmente nas atividades Esportivas e Artísticas.


Existe um distanciamento do militar, na visão geral dessas atividades o que não corresponde a realidade, pois existem inúmeros policiais que tem atividades artisticas de ótima qualidade e isso deve ser mostrado em Exposições abertas ao grande público por todo o ano.


13. Diminuição da carga horária de trabalho para que o stress não seja freqüente.


Encaminhamento e acompanhamento dos policiais em atividades sociais e de lazer que o afastem dos problemas e da disciplina a que esta submetido quando em serviço.


Estas e outras providencias devem ser tomadas, mesmo que de forma experimental, para que haja alternativas reais de uma reaproximação do povo com as forças armadas, e que não seja preciso a sociedade se armar contra a polícia, com o apoio dos traficantes, que a cada dia, plantam o terror aos mais humildes, ou desenvolvem obras e serviços sociais que cativam os moradores criando a síndrome de Hobim Hood.


João Pessoa 07 de Abril de 1997


******************






Projeto Nº 0081/07/2011 – IPONGCAPP-PB
Proposta: Fred William de Brito Dutra
Órgão Responsável: Incubadora de Projetos CAPP


Para: Funad-PB

Sugestão e Proposta

A Funad é uma entidade assistencial para portadores de necessidades especiais referencia em nosso Estado, justamente por carregar esse status de excelência necessita de aprimoramentos e ferramentas que possibilitem maior mobilidade dentro do centro e uma programação que venha atrair o grande público para as atividades e a importância de se conhecer melhor os clientes dessa instituição abrindo um leque de oportunidades de inclusão, adaptação e profissionalização dos usuários dos serviços ali oferecidos.

ensando nisso é a ONG CAPP, por meio de sua incubadora de projetos vem apresentar suas sugestões para reorganizar tanto o atendimento como propor um calendário de atividades artísticas e culturais para gerar visibilidade e motivação entre os clientes e o brande público, fomentando também a geração de emprego e negócios para diversos setores.

Sugestões de acessibilidade:

001 – A Funad é um prédio amplo e com diversos setores de atendimento, sua estrutura atual conta com escadaria e uma grande rampa.

É necessário que se instale elevadores especiais e rampa rolante visando dar autonomia e acessibilidade aos cadeirantes e pessoas idosas com necessidades especiais, que somadas a estrutura preexistente vai completar confortavelmente os acessos preparando o prédio para novos tempos e agilizando a demanda dos serviços ali prestados;

002 – Preparação dos profissionais para atendimento da nova demanda;

003 - Apresentação de projeto para os principais logradouros públicos visando a linearidade das calçadas e adaptação de um novo sistema de lombadas com faixa de pedestre agregada a uma sinalização especial o que vem a complementar o projeto da linearidade das calçadas em um sistema integrado de acessibilidade total. 


004 – Construção de Boxes para exposição e venda de produtos diversos, inclusive de utilidade para os portadores de necessidades especiais com atendimento feito pelos próprios portadores de cada necessidade, visando abrir espaço de visibilidade, gerar emprego e renda, elevar a alto estima e criar um núcleo de visitação de pessoas interessadas na produção e no consumo dos produtos e serviços ali apresentados;

005 – Criação de um calendário de atividades artísticas e culturais com apresentações locais e de outros lugares do Brasil e do mundo pensando atrair o grande público e motivar os portadores a atividades intelectuais, artísticas e culturais, com essa agenda haverá um maior fluxo que beneficiará a circulação de produtos e serviços oferecidos nos boxes gerando renda e motivando ainda mais os clientes e usuários.

006 - Apresentação de proposta para os Governos das três esferas para construção de uma malha integrada de ciclovias adaptadas para a circulação não apenas das bicicletas, mas com piso especial para integração também dos cadeirantes, skatistas, patinadores que vão poder se exercitar e se deslocar por grandes percursos, podendo ainda contribuir com descongestionamento do transito como se vê em algumas cidades brasileiras como Rio, Paraná e Belo Horizonte, entre outras cidades do Mundo.

A qualidade das ciclovias cria um fluxo de pessoas que vai se movimentar para diversos fins inclusive dando maior segurança e contribuindo com a saúde publica e o eco sistema.

Essas propostas e sugestões devem ser apresentadas com parecer técnico de viabilidade e com anexos documentais da necessidade de implantação do que foi relacionado envolvendo as três esferas de governo e provocando a sociedade organizada e a imprensa em geral para que se possa criar um movimento popular pro-acessibilidade.

Esse movimento pode ser integrado com outros segmentos esportivos e criar passeios, carreatas e manifestações para sensibilizar gestores e a opinião pública.

Criação e Coordenação: 
Fred William - Presidente ONG CAPP





TURISMO COMUNITÁRIO

Programa de hospedagem dos turistas em residências proporcionando uma convivência natural com a comunidade em seu dia a dia, dando uma visão mais completa da forma de vida dos moradores das cidades do interior e comunidades urbanas.

Dessa forma se proporciona uma integração entre o turismo local e os moradores havendo um estímulo para melhorias e uma verdadeira divisão de renda pois essa forma de hospedagem comunitária cria determinados laços de amizade e gera o sentimento de cuidado de ambas as partes o que gera mais segurança.

Com essa forma de turismo as famílias que participam do programa vão ter um apoio maior da segurança pública e dos setores de turismo no atendimento as necessidades básicas para proporcionar conforto e um conhecimento de culinária, técnica de guia e acompanhamento dos hóspedes, havendo uma melhor utilização das famílias integradas ao programa.

*****************